NOVOS PROJETOS, NA ÁREA DAS TECNOLOGIAS, FORAM DINAMIZADOS NA ESCOLA SECUNDÁRIA D. DINIS

O ano letivo 2017-2018 foi bastante produtivo na dinamização de atividades e projetos na área das novas tecnologias.

Tudo começou com a vontade dos professores do grupo de Informática, Célia Cação, Laurentina Soares, Maria José Carvalho e Paulo Ribeiro, de criar um clube de robótica que incentivasse os alunos para as novas aprendizagens do século XXI.

O nome do clube, “DDRobotic”, foi um misto de ideias entre alunos do 11º ano e os professores de Informática, tendo sido aceite por unanimidade. Posteriormente foi lançado o repto, a alunos do 8º ano, para a criação de uma mascote do clube tendo sido, esta, desenvolvida pela aluna Alexandra Maleiro. O objetivo principal deste clube consistiu em apoiar os projetos que iam sendo desenvolvidos em várias vertentes e com grupos de alunos bastante heterogéneos.

 

Num desses projetos incluímos o concurso à 15ª edição do prémio Fundação Ilídio Pinho Ciência na Escola

sob o tema “A Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização”, onde fomos um dos comtemplados na 5ª categoria com o projeto “Criar para Educar – a robótica ao serviço da multideficiência”. Tendo em conta que a tecnologia está sempre presente no nosso dia-a-dia, com este projeto pretendeu-se apoiar os alunos integrados na Unidade de Multideficiência, através da criação de uma plataforma web onde foram colocadas aplicações para o desenvolvimento das suas competências. Algumas das aplicações, criadas por alunos do ensino básico e secundário, foram testadas pelos alunos supracitados.

Neste âmbito os alunos do 8º ano desenvolveram aplicações/jogos em scratch na disciplina de TIC, alunos do 11º ano (David Luro, Filipe Antunes, João Andrade e David Figueiredo) trabalharam mais a temática da robótica e um grupo de alunos do 10º ano (Alexandre Pedrosa, Martim Esteves e Rafael Neto) desenvolveu a plataforma Web (http://criarparaeducar.pt) onde as aplicações desenvolvidas estão presentes. Este projeto foi um dos selecionados para a mostra nacional que se realizará em setembro.  

Durante este ano letivo concorremos, igualmente, ao concurso SiteStar.pt 5, promovido pela DECO e o DNS.PT, uma iniciativa nacional que convida a comunidade educativa a desenvolver sites em português e sob o domínio .pt.

Neste projeto a escola concorreu com quatro websites a três das quatro categorias existentes:

http://www.magicosddinis.pt, desenvolvido por alunos do 12º ano na categoria Jovens com Talento visa a promoção do Clube de Teatro da Escola;

http://www.criarparaeducar.pt, desenvolvido com o intuito de ser a plataforma de apoio ao projeto “Criar

 para Educar – a robótica ao serviço da multideficiência”, já referido anteriormente, pertencente à categoria Faz a Diferença;

 

http://www.desportoescolarddinis.pt, desenvolvido por alunos do 10º ano na categoria Jovens com Talento, visa a promoção e divulgação do desporto escolar nesta escola;

http://www.postscriptumddinis.pt, desenvolvido por alunos do 10º ano na categoria Media na Escola, visa o desenvolvimento de um jornal digital da Escola.

Neste último concurso os alunos que desenvolveram o site http://www.postscriptumddinis.pt, Diogo Calhau,  Eduardo Murta e Nuno Couceiro, foram os premiados na categoria a que concorreram, sendo atribuído os seguintes  prémios: entrada para a IFA 2018, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa, viagem e alojamento para 3 noites em Berlim e domínio.pt gratuito durante 24 meses.

Devido a sermos um dos vencedores do SiteStar.pt 5, concorremos ao Prémio ACEPI Navegantes XXI (https://premios.portugaldigitalweek.pt/).

Ainda no âmbito do clube de robótica os professores de informática tiveram formação na escola dado por colegas de informática de outras escolas de Coimbra (João Sá e Paulo Gomes).

De forma a dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos e fomentar a partilha entre os professores de Informática e de outras áreas, haverá uma equipa na formação UAC (Using Arduino in Classroom), a realizar no primeiro período do ano letivo 2018-2019.

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