Visita de estudo ao FabLab

No dia 25 de janeiro de 2018 os alunos do PCA, acompanhados pelas professoras de Informática do Quotidiano e de Matemática, foram conhecer as instalações da FabLab, situada no edifício da Novotecna.

Este laboratório de prototipagem rápida orientada para a inovação e empreendedorismo centra-se na investigação, desenvolvimento e na realização de projetos, tanto individuais como empresariais.

Ao chegar fomos recebidos por uma aranha digital com sensores de aproximação, dando a sensação de estar viva. No interior do FabLab tivemos acesso a vários projetos que estão em fase de desenvolvimento, como por exemplo a t-shirt que revela o nosso “estado de espírito” fazendo uso de sensores e de conceitos de robótica. Vimos as impressoras 3D que fazem representações reais de objetos do quotidiano ou inventados e as máquinas de corte a Laser e corte de vinil que foi utilizada para nos fazer porta-chaves personalizados.

O David Carvalho, afirmou que: “No geral gostei de tudo pois inclui duas coisas que mais gosto (mecânica e eletrónica)”, sendo que a maioria dos alunos salientou o agrado na criação dos porta-chaves personalizados.

No fim da visita saímos com uma vontade de experimentar e fazer mais.

Comments are closed.